Os Meios Digitais na Banca
16 mai 2022 • Empresas
Os Meios Digitais na Banca – Utilização e avaliação das empresas em PortugalA DATA E está na fase final da recolha de informação para o estudo Barómetro Serviços Financeiros Empresas 2022 (BFin 2022). Este estudo regular, com periodicidade anual, tem como principal objetivo caracterizar o setor bancário português na ótica das empresas/sociedades, relativamente aos produtos/serviços que os bancos disponibilizam às empresas. Os temas abordados no BFin são hoje um precioso auxiliar de consulta e análise de mercado para as instituições financeiras a operar em Portugal, apoiando a tomada de decisão, a rentabilização das suas políticas de produtos/serviços, comerciais e de comunicação. Temos assistido nos últimos anos, a uma grande evolução nos meios digitais em todos os setores de atividade. No setor financeiro, o digital tem vindo a assumir um papel de destaque nas estratégias de negócio das instituições bancárias. Apresentamos abaixo dois indicadores do BFin 2021, que consideramos de interesse para o digital:
Nota técnica O BFin 2021 tem por base uma amostra de 1569 empresas e os resultados são extrapolados para um universo de 316 861 sociedades. Este universo é constituído por empresas do Continente, à exceção das sociedades cuja principal atividade económica pertence ao objeto de estudo (setor financeiro e segurador). Foram excluídas empresas com 4 ou menos pessoas ao serviço e cujo volume de negócios é igual ou inferior a 10 mil euros. Considerando uma margem de confiança de 95,5% (2σ), o erro máximo da amostra, para p=q=50%, é de ± 2,46%.
Como será a evolução da quota do mercado dos bancos em 2022 para o serviço Net Banking? E qual será a satisfação das empresas com este serviço? Para saber mais sobre este estudo, clique aqui. |