Mystery Shopping como driver de vantagem competitiva

4 ago 2021 • DATA E

Mystery Shopping como driver de vantagem competitiva

Mystery Shopping como driver de vantagem competitiva

Mystery Shopping surgiu na década de 1940, direcionado, sobretudo, para o setor financeiro e para o comércio. Nos anos 80, do século passado, o uso do Mystery Shopping era utilizado como ferramenta de monitorização do desempenho comercial das empresas.

Em Portugal, nos anos 80, eram poucas as empresas de estudos de mercado que faziam ações de Mystery Shopping. Hoje, são poucas as que não fazem, o que por si só, explica a dimensão da importância desta metodologia.

A DATA E foi das primeiras empresas de market research a fazer ações de cliente mistério, em Portugal. No caso do setor petrolífero fomos pioneiros. Ao longo de mais de 30 anos temos desenvolvido variações desta metodologia, com a finalidade de avaliar, de forma objetiva e precisa, determinados aspetos, como sejam a “situação limite” e a visita com feedback.

Desenvolvemos plataformas, com tecnologias sofisticadas, que permitem, entre outras funcionalidades, relatórios customizados e análises de georreferenciação que são um excelente driver para desenvolver benchmarks entre filiais e / ou com a concorrência e para incrementar programas de avaliação de desempenho.

O mercado altamente competitivo contribuiu para a prática generalizada de ações Mystery Shopping. Monitorizar a qualidade dos serviços oferecidos é essencial, mas idealmente esta metodologia deve ser combinada com outros estudos, como sejam os de satisfação.

Os dados recolhidos no Mystery Shopping integrados nas conclusões obtidas em outros estudos permitem fazer um diagnóstico mais profundo e rigoroso da experiência vivida pelo Cliente, contribuindo, deste modo, para a diferenciação da marca/empresa face aos demais players, traduzindo-se, no final, numa verdadeira vantagem competitiva.

Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.